quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projeto Rio Sesmaria - Diagnóstico Participativo

Projeto Rio Sesmaria - Observações e próximos passos após a Semana de Mobilização: Produção rural, serviços ambientais, cidades e campos

Um antigo presidente dos Estados Unidos afirmou que “se as cidades desaparecerem os campos permanecerão e as cidades serão reconstruídas, mas se os campos desaparecem, as cidades acabam”. A famosa frase teve sua atualidade renovada durante a “Semana de Mobilização – troca de conhecimentos, informações e sentimentos sobre a região dos rios Sesmaria, Formoso e afluentes”. Realizada de 10 a 18 de outubro, a serie de reuniões possibilitou o encontro de mais de uma centena de moradores, proprietários e instituições que atuam na bacia do Rio Sesmaria, impulsionados por um objetivo comum: Compartilhar seu conhecimento sobre a própria região, identificar problemas e propor soluções.

Durante esse período realizaram-se dinâmicas participativas variadas, adaptadas a cada segmento e tema. Os assuntos trabalhados incluíram a história da região, contada por estudiosos e por moradores mais antigos, a produção rural, a elaboração de mapas comunitários e a visualização da importância e efetividade das diversas instituições atuantes na área.
Ao longo das atividades foram identificados diversos aspectos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e produtores, como a condição das estradas, a informação sobre técnicas e oportunidades de negócios para a produção rural, a proteção de nascentes e o fortalecimento do mercado de consumo local – de bens e de serviços, inclusive vinculados ao turismo.

Em São José do Barreiro o baixo preço do leite pago ao produtor e os limites impostos pela legislação ambiental foram citados como elementos que dificultam a vida rural. A redução do volume de água de rios e nascentes também foi observado como um fenômeno geral e vários proprietários informaram, com orgulho, estarem protegendo suas nascentes mantendo o entorno das mesmas arborizado.


Em Resende a grande preocupação é relacionada às enchentes do Rio Sesmaria. A equipe do projeto reiterou que o diagnóstico permitirá definir as ações necessárias para o equilíbrio ambiental da bacia e que, na medida em que tais ações forem implantadas, estas poderão contribuir, a médio e longo prazo, para aumentar a capacidade de infiltração da água das chuvas e reduzir o assoreamento do rio. Consequentemente, a perspectiva é criar condições para que, no futuro, a intensidade e os efeitos das cheias repentinas no espaço urbano sejam reduzidos.

Entre as próximas etapas do projeto estão a definição de temas para realização de mini cursos de interesse dos produtores rurais e a seleção de proprietários que desejem promover restauração florestal em parte de seus terrenos através do plantio de árvores nativas. As áreas a serem reflorestadas são demonstrativas e totalizam quatro hectares, sendo dois em cada município.

Outro benefício do projeto voltado ao produtor rural é a elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável para duas propriedades a serem identificadas. O plano, embora específico para cada propriedade selecionada, também será uma referência aplicável a outras áreas. A proposta é oferecer um exemplo que demonstre ser possível aumentar a produtividade rural e ao mesmo tempo criar melhores condições de equilíbrio ambiental, gerando benefícios econômicos e ambientais para o produtor e a sociedade.

Serviços ambientais

As novas legislações sobre o pagamento de serviços ambientais, com a sigla PSA, possibilitam remuneração a proprietários rurais que realizam, por iniciativa própria, atividades de recuperação ou proteção de florestas. O conceito se baseia no entendimento de que o meio ambiente sadio possui valor econômico e que a proteção de recursos como água, biodiversidade, regulação do clima e outros precisa ser estimulada por meio da remuneração do produtor rural. Alguns modelos levam em conta o manejo de toda a propriedade, incluindo a estrutura de produção, além da coleta, tratamento e aproveitamento de lixo e esgoto. Outros, apenas contabilizam florestas protegidas ou em regeneração.

As novas leis têm mobilizado e incentivado a preservação e o plantio de matas, mas por ser o PSA uma proposta nova sua aplicação ainda não tem o alcance necessário. No entanto, a tendência que se observa é a ampliação do benefício e o aumento dos recursos disponíveis, para o bem do produtor rural, da sociedade e do meio ambiente. Cidades e campos agradecem.
(texto de Luis Felipe - ONG Crescente Fértil)

Fonte: http://crescentefertil.org.br/projetoriosesmaria/site/index.php/observacoes-e-proximos-passos-apos-a-semana-de-mobilizacao-producao-rural-servicos-ambientais-cidades-e-campos/