domingo, 12 de agosto de 2012

Apresentação do Projeto Rio Sesmaria mobiliza organizações de Resende e São José do Barreiro

Com a presença de moradores e representantes de instituições da sociedade e do governo, os Encontros de Apresentação do “Projeto Rio Sesmaria” se realizaram em São José do Barreiro e Resende.

As atividades foram conduzidas pela equipe técnica do projeto, coordenado pela ONG Crescente Fértil. Na abertura dos eventos, Luis Felipe Cesar, diretor da ONG, fez um breve histórico sobre a instituição fundada em 1994, com sede na APA da Serrinha, em Resende, e lembrou as enchentes ocorridas na cidade no verão de 2010, que alertaram para a necessidade de realizar um planejamento voltado para toda a bacia hidrográfica.

Em seguida, o engenheiro florestal Matheus Ambrósio detalhou a iniciativa e esclareceu o objetivo, que é definir as ações mais importantes a serem realizadas visando a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população em toda a região do rio e seus afluentes, desde a Serra da Bocaina até a cidade de Resende. Para isso, serão realizados estudos a fim de identificar os problemas e propor soluções, com a participação dos moradores. Também está previsto o plantio de árvores para formar unidades demonstrativas de restauração florestal.

A etapa seguinte da reunião foi conduzida por Marcos Luiz da Cunha Jota, agrônomo especializado em processos de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), que detalhou a metodologia e organizou a formação da Equipe de Apoio do Diagnóstico com os presentes. Também foi realizada uma atividade preliminar do próprio diagnóstico, quando se formaram grupos que identificaram as próprias possibilidades de participação e os principais temas a serem abordados durante os trabalhos.
A etapa do DRP terá duração de três meses, sendo fundamental para as demais fases do projeto, que tem duração total de dois anos.
Ao longo desse período serão realizadas as seguintes atividades: Mapeamento da bacia do rio Sesmaria, observando diversos fatores como: o uso e a ocupação do solo, áreas de preservação permanente, declividade e altitude da bacia; estudo das matas existentes e definir as espécies indicadas para restauração florestal; levantamento de dados e informações sobre as condições sociais e econômicas dos moradores rurais da bacia e suas relações com os recursos naturais; conhecimento da percepção e propostas de ação dos moradores e produtores rurais sobre a bacia do rio Sesmaria; avaliação do manejo atual das atividades agropecuárias visando identificar as principais ações para a melhor conservação de solo, água e biodiversidade; compartilhamento dos resultados do diagnóstico, com oficinas participativas e minicursos temáticos; implantação de quatro hectares de reflorestamento com espécies nativas em propriedades rurais selecionadas durante o projeto e elaboração do planejamento conservacionista de duas delas, sendo uma em cada município.
A próxima reunião é o encontro da Equipe de Apoio do Diagnóstico, dia 8 de agosto, em local de fácil acesso para moradores de São José do Barreiro e de Resende.
Financiamento e apoio
O projeto "Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Sesmaria - Diagnóstico Físico Socioambiental e Implantação de Unidades Demonstrativas" é financiado pelo Ceivap - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, por meio da Agevap - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, e pelo Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, com recursos do TFCA - Tropical Forest Conservation Act.
A iniciativa é apoiada também pelas seguintes instituições: Emater, Mosaico Bocaina, Prefeituras Municipais de Resende e de São José do Barreiro, Secretaria de Estado do Ambiente - SEA-RJ, Sindicato Rural de Resende, SSA-SP-Cati, Casa da Agricultura de São José do Barreiro e Clube dos 200.

Localização
A bacia hidrográfica do Rio Sesmaria está localizada no Médio Vale do Paraíba do Sul, entre os municípios de Arapeí e São José do Barreiro, no estado de São Paulo e Resende no Rio de Janeiro. A sua área de drenagem é de 149 Km², tendo suas nascentes mais altas situadas próximas ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, na Serra do Mar. O rio Sesmaria é assim batizado a partir da confluência de dois rios, o Formoso e o do Feio, no município de Resende e deságua do rio Paraíba do Sul numa das áreas mais urbanizadas da cidade.
Publicado também no http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com.br/2012/07/apresentacao-do-projeto-rio-sesmaria.html

Visita Guiada ao Clube dos 200


Visitantes do Hotel Porto da Bocaina conhecem um pouco da História da região do Vale Histórico na visita guiada ao Clube dos 200.
Um grande abraço da família Clube dos 200 ao grupo!
Esperamos revê-los em breve!!