segunda-feira, 26 de março de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
sábado, 10 de março de 2012
Lobisomem?
Mais uma vez, chegamos perto da Quaresma, época em que temos aparições de supostos Lobisomens por aqui...e o pessoal jura que viu!!!
Será??
De qualquer modo, aí vai a dica caso você tope com um pelo caminho e não consiga correr: segundo os relatos ouvidos, ele é morto se levar um tiro no dedo mindinho do pé, ou tiro de bala benta ou bala lambuzada em cera de vela do altar. Fazê-lo sangrar com um objeto de prata é a melhor alternativa para livra-lo da maldição. É difícil, mas é possível.
sexta-feira, 2 de março de 2012
Serra da Bocaina - Vale dos Veados - Vale do Quilombo - Vale Histórico - Sp
Após um longo carnaval de muit trabalho é hora de juntarmos nossas cinzas e procurarmos nos recompor, assim como faz a Ave Fênix (phoenix) que renasce de suas próprias cinzas e torna sua energia renovada em ETERNA!
A Cachoeira das Posses tem uma queda de aproximadamente 40m de altura e está localizada dentro do Parque nacional da Serra da Bocaina: S 22 64 27.7" W 44 36 05.8"

Encontramos na trilha algumas ruínas que são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus e eucaliptos de tempos de outrora.

Descendo um pouco mais abaixo encontramos mais uma queda dagua que forma um excelente poço para banho.
Para subir estes caminhos nos deparamos com verdadeiros desafios na estrada onde....
O Parque Nacional Serra da Bocaina foi criado em 1971 com o objetivo principal de proteger as últimas áreas da Mata Atlântica e ecossistemas marinhos.
O PNSB faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é unidade núcleo do Mosaico da Bocaina, um dos mais significativos remanescentes brasileiros do Bioma da Mata Atlântica, e que juntamente com outras unidades de Conservação, compõe o Corredor Ecológico da Serra do Mar.
Sua grande extensão permite a sobrevivência de animais de grande porte e ameaçados de extinção como: felinos diversos, tais como as onças pardas e os cachorros do mato, que andaram dizimando os gansos e os carneiros da Pousada Vale dos Veados. Também encontramos primatas ameaçados fazendo um enorme barulho pela mata: são os Bugios. Que andam em bandos de aproximadamente 20 indivíduos.

Cachoeira do Paredão

O caminho nos surpreende a toda hora!
A Paisagem do Vale do Quilombo.
A Cachoeirinha é a primeira queda dagua que encontramos ao deixar a trilha que nos levará até o Vale do Quilombo.
Cachoeirinha

Paredes de pedras que parecem ter sido encaixadas.



Estava decidido: Vamos subir!


Ponta de Paratimirim - Baía de Angra dos Reis
Pico do frade.
Um pouco desmatada para uma área dentro de um Parque Nacional, mas sem dúvidas, uma visão de tirar o fôlego!
A medida que vamos nos aproximando já começamos a avistar a Lagoa do Vale dos Veados.
E se aqui do alto a vista do Vale já é bela...


... O que dizer quando chegamos ao centro do Vale!?!?!

Lagoa no Vale dos Veados
E assim, rumaremos para as Montanhas!
Mais precisamente em direção ao alto, onde os gaviões da serra da Bocaina se escondem: O pico do Gavião!
Nossa Jornada tem como palco a Serra da Bocaina. Maravilhosa ela nos brinda com cenários indescritíveis pelo caminho...
E estamos prontos para o que mais nos espera!
...pois o caminho...
tem alguns obstáculos...
tem alguns obstáculos...
É a segunda maior unidade de conservação Federal de Mata Atlântica, com 104 mil hectares, abrangendo parte dos municípios de Ubatuba, São José do Barreiro, Areias e Cunha, no Estado de São Paulo; e Paraty e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
A vegetação que acompanha este gradiente envolve as restingas, presentes nas áreas litorâneas; a exuberante Floresta Ombrófila em diferentes formações conforme a variação de altitude.
Na Trilha encontramos nossos amigos Pelé e Mauro, que estavam atras de registrar estes bandos e quem sabe a sorte de fotografar o sagui-da-serra-escuro e o Mono-carvoeiro, espécies tambem muito ameaçadas e que faz tempo não são avistadas.
O grande diferencial do Parque está em seu enorme gradiente altitudinal que vai de áreas marinhas até os mais altos picos de 2.000m
Já dentro do Parque, o Caminho pelo Vale do Quilombo nos reserva muitas surpresas.
Chegando perto vemos como o simples pode ser tão belo!
Caminhando pelo Vale dos Veados
A Cachoeira do Máximo é daquelas que dispensa apresentações. O próprio nome já diz tudo! Enfiada em meio a serra da Bocaina, na trilha que vem da Fazenda Central para o Vale dos Veados, esta maravilha salta aos olhos logo em nossa chegada!
Mas pensando bem, este santuário ainda não era o objetivo principal de nossa caminhada...
...e voltamos para a Mata com a companhia de milhares de mutucas, retomando nosso caminho para a trilha que nos levaria ao alto...
E sobe-se morro!
A subida é "Braba"...
....Mas logo atingimos o cume do morro com seus majestosos 1600m de Altitude.
Com o sol muito forte esquentando nossos miolos, tratei logo de arranjar uma sombra para o meu amor poder descansar e poder apreciar melhor a vista desses mares de morros.
No outro lado da Serra pegamos o caminho para o Vale dos Veados. Uma descida íngreme até a mata que nos levará a trilha para o Vale.
...
Como poderia deixar de ser com a simpatia de Maura e Joel, que cuidam com muito carinho deste pedaço encantado na Serra da Bocaina, acompanhados de Totó e Beethoven.
Um mergulho para celebrar o encontro com este oásis em meio a Serra da Bocaina!
Assinar:
Postagens (Atom)