domingo, 16 de fevereiro de 2014

Grupo Armando e Família Clube dos 200 - Dezembro de 2012


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMONIO NATURAL RPPN FAZENDA CATADUPA

 
Trabalho de Georreferenciamento da RPPN Fazenda Catadupa
 
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) foram criadas em 1990, como uma estratégia para promover a conservação da Natureza por meio de áreas protegidas através da INICIATIVA
dos proprietários particulares.
A RPPN é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravado com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
 
 
Georreferenciamento (português brasileiro) ou georreferenciação (português europeu) de uma imagem ou um mapa, ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como pontos de controle.
Os pontos de controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, topos de montanha, ou formações rochosas como esta na mata da Reserva apresentada na foto abaixo.
Esse trabalho todo vem sendo realizado em parceria com nosso amigo e Engenheiro Florestal Matheus Ambrósio, nosso amigo de Itajubá-MG, Ramon, da empresa RH e do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, da Fundação SOS Pró Mata Atlântica.
 
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), segundo a Legislação Federal, é uma unidade de conservação Privada, que compreende o espaço territorial e seus recursos ambientais, legalmente instituída pelo Poder Público. Deve dispor de um Plano de Manejo para garantir a preservação dos recursos Naturais e dos processos ecológicos, admitindo atividades de educação ambiental e pesquisa científica, além do ecoturismo.


 A Criação da RPPN na Serra de Formoso, em São José do Barreiro, representa um aumento de áreas naturais oficialmente protegidas; preservação da diversidade de espécies animais e vegetais; conservação do solo e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos;
 Proteção de áreas naturais remanescentes no entorno de unidades de conservação já constituídas, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina que é nosso Vizinho;
 Proteção e formação de corredores Ecológicos; Geração e aumento do conhecimento científico; conservação de atributos cênicos e paisagísticos e o incentivo ao ecoturismo, lazer e educação Ambiental!
 

 
RESERVA PARTICULAR DO PATRIMONIO NATURAL FAZENDA CATADUPA
 
Proteja suas matas! Salve suas raízes!