" Já ouvi que no Vale Histórico o verbo ser se conjuga somente no passado: "Tudo isso aqui já foi café" exclama o neto pobre, num gesto largo que abrange a paisagem nua e erodida. Do passado, ele herdou apenas o nome de família e as recordações - por ouvir dizer - de uma riqueza tão fugaz que começou com seus bisavós, mas nem chegou a ele. [...] Em pouco mais de meio século, no curto espaço de três gerações, aquelas fortunas fora acumuladas, partilhadas a mercê de casamentos e mortes, entre centenares de herdeiros, e acabaram pulverizadas e dispersadas, tanto quanto aos remanescentes das grandes famílias pioneiras que as haviam criado. [...] O alvorecer do novo século encontrou fortunas e famílias já dispersadas; o véu opaco da decadência descera sobre as fazendas e as cidades daquele fundo do Vale, como uma cortina de teatro dando por encerrado o espetáculo feérico e opulento, montado em torno da corte do Rei Café. "
Luiz de Almeida nogueira Porto, "Tudo isto aqui já foi café"
Nos dias de hoje costumo ouvir dizer que nova realeza desponta entre os mares de morros neste Vale: o Turismo Histórico.
Que aos poucos vem ajudando no redescobrimento de tais nobres terras tão injustamente esquecidas em consequência dos novos tempos.
Vale Histórico Paulista! O Brasil se desenvolveu trilhando suas terras!! Um cenário que ainda respira os ares do seculo XVIII.
Vale a pena conhecer o Vale!!!