O Hotel Fazenda Clube dos 200 sempre foi uma das construções mais imponentes e importantes na história da região do Vale Histórico. Tal importância histórica deveria ser suficiente para este Patrimônio ser conservado e adorado por todos os moradores locais, visitantes e passantes. Mas Infelizmente, não é isso que versa a história!
O descaso em que foi deixado o Clube dos 200 começa no final da década de 90. Por pouco a história não se apagou e ruiu junto com o Casarão. Isso é o que acontece quando Patrimônios dessa magnitude ficam a mercê de pessoas desinteressadas que ficam esperando por um milagre ao inves de arregaçar as mangas e trabalhar.
Apesar de ter todo o merecimento para ser tombado como Patrimônio histórico da humanidade, isso nunca veio a acontecer, em razão do último proprietário não ter o Clube dos 200 como prioridade. Sem interesse, não se pode fazer muito pelas coisas, e então, o Clube dos 200 começou a passar de mão em mão, de arrendatário á arrendatário, de descaso a abandono!
Em 1998 o Hotel Fazenda Clube dos 200 sofreu uma completa destruição e vandalismo! Tudo fora destruído, quebrado, queimado, invadido e, principalmente, roubado! Como se explica o desaparecimento de um piano? E os famosos talheres de prata da frança, que não encontramos nem uma colherzinha pra contar história? E o que dizer dos lustres de cristais? Em qual fazenda será que hoje eles estão enfeitando o salão principal? Quantos antiquarios faturaram com os moveis que aqui criaram pernas…e por aí vai!
Todo destruído, o Hotel foi então abandonado!
Entregue à sorte e condenado à ação do tempo, que cada dia que passava, castigava cada vez mais suas paredes carregadas de historia. O mais triste de tudo é saber que desta vez a falta de capital não foi de toda culpa. O cuidado de apenas recolocar uma telha fora do lugar já ajudaria e muito a conservação deste patrimônio. Pequenas coisas, que somadas, formam um todo muito significativo quando zelamos por um local magnifico como este.
Era o fim do Hotel Fazenda Clube dos 200!
Até que um belo dia, o destino nos trouxe pra cá! Era Ano de 2004! E desde esse ano então, vamos vindo brigando, acreditando, sorrindo, chorando e lutando para que, cada vez mais, este lugar continue “respirando” e de portas abertas para continuar a escrever História!
Acompanhe, a seguir, algumas fotos deste processo de restauração do Hotel Fazenda Clube dos 200.
Agradecemos a sua atenção e muito obrigado pela visita!
Volte Sempre!
O Pátio
Nosso Pátio interno parecia uma selva! As plantas que cresceram entre as pedras estavam da nossa altura. A Natureza se encarregou de colocar vida no Clube dos 200 nesses oito anos que ficou fechado! O azulejo vermelho quase não se enxergava. Foi preciso uma boa dose de ácido e abusar do jato da wap, pedrinha por pedrinha... (As fotos abaixo foram tiradas após a ação do ácido e uma primeira ação do Wap).
Pátio Interno (antes):
Pátio Interno (hoje):
Os quartos, chalés e banheiros
O estado destas dependências antes, só acredita quem viu. Estavam totalmente destruídos: paredes, móveis (os que sobraram), louças dos banheiros...
Banheiros e Apartamentos (antes):
Existiam buracos nas paredes que cabiam uma mão!!
Banheiros e Apartamentos (hoje):
Bloco Externo – Chalés (antes):
Bloco Externo – Chalés (hoje):
Bloco Externo - Chalés (antes):
Chalés (antes):
Chalé nº 10 (hoje):
Chalé Nº 11 - (antes):
Chalé Nº 11 – (hoje):
Chalés (antes):
Chalés (hoje):
Chalés (antes):
Chalé Nº 13 (hoje):
Antes:
Depois:
Chalé (antes):
Chalé (depois):
A área externa
A Piscina
Não sabíamos se era a piscina ou se era a Lagoa! Descobrimos que era a piscina ao esvaziar! Tinha tanto lodo no fundo que só quando conseguimos retirá-lo todo, conseguimos enxergar que ela havia sido furada em dois lugares com algo parecido com uma picareta. Só não vazava porque o lodo tapava tudo! Tínhamos ali um verdadeiro ecossistema: sapo, girinos, mosquito, perereca, rã... E acreditem: até peixes!
Piscina (antes):
Piscina (depois):
A quadra
A quadra de Tênis era um verdadeiro campo de terra! Quando descobrimos o rolo de acertar o terreno da quadra dentro da lagoa, resolvemos tirá-lo de lá com um trator e reiniciar a recuperação da quadra de tênis. Passamos varias e varias vezes o Rolo no terreno e depois jogamos o saibro. Nem sinal de redes nem de suportes para telas de proteção, então o jeito foi improvisar!
Quando a quadra ficou pronta, estreamos em uma partida que levou quase a tarde toda. Só paramos o jogo porque descobrimos que não tinha como fazer uma iluminação para jogos noturnos. Apesar de haver postes para luz, todos os fios de cobre subterrâneos que iluminavam a parte externa do Hotel foram desenterrados e roubados. Uma pena! Vamos aproveitar o dia, então, aqui na quadra!
Quadra de Tênis (antes):
Quadra de Tênis (hoje):
A Sauna
A Sauna praticamente só existia o lugar dela! Todas as madeiras de dentro foram arrancadas e as que sobraram estavam cheias de cupins. O forno da sauna, nunca vimos nem sinal dele. Só tinha o buraco na parede. O maior trabalho foi desalojar os inquilinos que ali se apossaram do lugar: aranhas e morcegos! Mesmo com uma boa dedetização e desinsetização, eles insistiam em voltar... Mas nada de muito anormal, pois os morcegos demoraram mesmo bastante tempo para irem embora do Clube dos 200. Em toda e qualquer parte tinha morcego: nos quartos, nos salões, nos restaurantes, … A casa foi deles durante 8 anos né! Mal conseguiamos ver os azulejos hidraulicos no chão por causa da sujeira.
Sauna (antes):
Sauna (hoje):
Cozinha
Os encanamentos, esgoto e quadro de luz
A parte de Encanamento e Rede de Esgoto tivera que ser refeita inteira. O Hotel Clube dos 200 não tinha mais água em todas suas dependências. Após descobrir que os canos que abasteciam o Hotel na parte externa do abastecimento tinham sido todos “picotados” com machado, consertamos todos eles e passamos para a parte interna do Casarão. Mesmo assim a água insistia em não vir. Descobrimos então o outro motivo: os canos de água eram todos de ferro. Com o tempo, a ferrugem e sujeira acumulada, fecharam a passagem da água dentro da maioria dos canos. Para nossa surpresa, quando começamos a trocar o encanamento, ainda descobrimos os impressionantes “canos de chumbo” que ocupavam lugares onde não tinha os canos de ferro. Bem mais frágeis que os de ferro, era só tocá-los mais forte com a ferramenta, que esguichava água pra todo lado.
A Rede de esgoto também era muito antiga. Manilhas enormes e arcaicas ainda de barro e cerâmicas passavam por debaixo da terra, e já estavam quebradas e trincadas pela ação do tempo e pelo não uso dos sanitários. Muitos lugares entupidos nos obrigaram a fazer tudo outra vez. A fossa septica foi um desafio!
Encanamento Salão de Jogos:
Encanamento Apartamentos e Chalés:
O quadro de Luz
O quadro de luz de antes, só vendo para acreditar! O quadro era todo feito em uma placa de madeira. Para “impedir” maiores problemas como curto circuito e incêndios, as chaves de energia eram construídas em cima de pedras de mármore. Na frente tudo parecia “certinho”. Mas na parte de trás do quadro era um emaranhado de fios que lembrava uma “gigante macarronada” de fios coloridos, pra Italiano nenhum botar defeito! Impressionantes Fusíveis de rolha completavam o cenário.
Como funcionou durante tanto tempo sem nenhum acidente, só Deus sabe!
Quadro de Luz (antes):
Frente
Trás
Relíquias
Infelizmente, muitas das peças históricas do Clube dos 200 foram destruídas, ou então, roubadas. Talheres e Pratarias que eram utilizadas nas mesas de refeições sumiram, pratos antigos quebrados, lustres antigos e imensos só foram vistos em fotos, peças de coleção e até mesmo um piano sumiu!
A maioria das peças que ainda estão em exposição aqui no Hotel, ou foram achadas na limpeza do jardim ou foram encontradas e restauradas com o maior zelo possível. Foi o caso desse fogão de ferro que estava no Jardim do hotel enferrujando a sol e chuva. A parte de dentro foi toda danificada, mas por fora, conseguimos recuperar grande parte. Foram quase 5 meses de muita dedicação e muito pó de ferro nos pulmões, mas a peça hoje esta salva! Tenho um grande apreço por este fogão, pois me lembro de meu grande amigo Jose Luiz Pasin, que foi quem me incentivou a restaura-lo e não sossegou enquanto eu não decidi colocar a mão na massa. De nada adiantou em dizer ao Pasin que eu tinha outras prioridades antes de mexer com esta peça. Foram embates muito agradáveis entre um historiador e o empresário! rs Me lembro ate hoje sua cara de satisfação quando terminei o restauro e o convidei para jantar no Clube dos 200. Servimos o jantar utilizando fogão como aparador e ambos ficamos muito orgulhosos com mais esta missão cumprida. Você deixou muitas Saudades meu caro amigo!
Volto aqui a mostrar o trabalho nos chalés que foi, e ainda é, um grande desafio. Digo isto pois quando iniciamos tudo, muitos nem teto tinham mais! Minhas lembranças de infância nunca foram tão presentes igual a este lugar. Parecia que ouvia minha vó cantando: “ Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”"
Reforma dos quartos e Chalés
Chalés
Banheiros Banheiros
Reforma dos Telhados Teto dos quartos
Madeiramento do telhado – Bloco Chalé dos fundos – chalé 17 ao Chalé 23
Mais do que investimento, afirmo com toda certeza que é preciso muito amor pelo que fazemos! Dar vida novamente a um Patrimonio como este, realmente tem um preço alto…custa uma vida de dedicação! Trabalha-se com muito carinho, e pouca carência nos contratos implacáveis…
Mas seguimos em frente! É um prazer estar a frente desta missão. A recompensa para nós será um dia o reconhecimento por todo esse trabalho. Que é muito belo, por não ser nem de lauro Maia Cavalcanti, nem só de Joseane Fontaine, mas sim de todos aqueles que aqui conosco compartilham esta Jornada: todos vocês!
Recuperação da instalação elétrica interna e externa
Interior dos quartos
Banheiros
Encanamentos e sistema de esgoto Sistema de esgoto quartos
Recuperação sistema de esgoto Reforma dos beirais do pátio interno
Quartos de dentro do casarão
Piscina
Pedalinhos
Sauna Reforma de sistema de esgoto do lavabo
Recuperação da parte elétrica dos chuveiros
Encanamento da caixa de água
Abastecimento da Caixa d’água principal redistri redistribuidora do hotel
Recuperação dos livros de registro com assinaturas de hospedes e personagens ilustres como: carmem Miranda, Tarsila do Amaral, Lasar segall, Robert Taylor….entre muitos outros!
Restauração - Chalé 17
Encanamento interno dos apartamentos e chalés
Vale observar que a quantidade de durepox que havia nas partes externas fazendo remendos nas louças de banheiro, tambem serviam de “rolha” nas partes internas! Banho mesmo, só se chovesse!
Aparelhos Sanitários
Enxoval e Roupas de cama
Depósitos
Recuperação encanamento dos chalés para Fossa séptica
Raízes de plantas obstruindo e arrebentando todo o sistema de esgoto que ainda estava em manilhas de barro.
As emendas e curvas que foram realizadas para disfarçar o problema dos encanamentos também estavam totalmente obstruídas por raízes.
Reforma do estuque do apartamento 08 – Impossível restauração do Estuque
Beiral da frente do hotel
Recuperação das Janelas Beirais da Lateral do Hotel
Recuperação das peças históricas
Quadra de Tênis
Restaurante e salão principal
O forro de estuque de todo o Clube dos 200, que foi todo feito na decada de 20, chega ao fim de sua vida util nos dias de hoje. Vários fatores contribuiram para acelerar este proceso: anos e anos sem prevenção e combate ao cupim, goteiras que não foram consertadas,…mas nada, nada foi mais decisivo para se chegar a esta situação, do que o abandono e a falta de cuidado com que este casarão foi vítima.
O Clube dos 200 apresenta-se como um caso clássico deste desrespeito com nossa história. E o pior de tudo, é que infelizmente, quando andamos por estes vales, vemos que ele não esta sozinho nessa triste sina!
Mas não cabe aqui agora falarmos a respeito desses outros gigantes condenados, pois estamos tratando aqui de renascimento! Da vida que ressurge! De continuar fazendo História pelo Vale Histórico!!!
Parte externa casarão
Chalés antes e depois
Como foi possível ver, trabalhamos muito para que o Hotel Fazenda Clube dos 200 voltasse a funcionar e receber pessoas como você.
Agradecemos imensamente a sua paciência, sua visita e, fiquem certos de que este trabalho continua diariamente para melhor servi-los. Acessem o nosso site para conferir: www.clubedos200.com Mas desde já asseguramos, que nada será mais prazeroso do que sentir toda essa história de corpo presente!
Esperamos por voces!
Agradecemos de coração e alma o carinho,
Familia Hotel Fazenda Clube dos 200