O Novo Código Florestal - 02/03/2013
Desta vez, o tema será desenvolvido por técnicos do Instituto Terra de Preservação Ambiental – ITPA, Mariana Barbosa Vilar, engenheira florestal coordenadora do projeto Produtores de Água e Floresta, em Rio Claro.
O projeto realizado pelo ITPA em Rio Claro aplica o modelo Provedor - Recebedor, por meio de um sistema de pagamentos por serviços ambientais, incentivando, mediante compensação financeira, os agentes que adotam práticas para a proteção e recuperação de mananciais, auxiliando a geração de serviços ecossistêmicos, provendo benefícios às bacias hidrográficas e à sociedade. O projeto que será apresentado como referência vem obtendo grande êxito e atualmente envolve 62 proprietários rurais formalmente contratados, que totalizam uma meta aproximada de 4 mil hectares de conservação florestal, além de 490 hectares de restauração florestal.
A palestra foi realizada no dia 9 de março, sábado, no salão da Igreja do Rosário, em Resende, às 10 horas. E em Formoso (SJ do Barreiro), no Hotel Fazenda Clube dos 200, às 14h30m.
O curso, aberto a todos os interessados, é voltado especialmente para produtores rurais da bacia hidrográfica do Rio Sesmaria, incluindo os rios Formoso e do Feio, nos municípios de Resende e de São José do Barreiro. As inscrições podem ser feitas na hora de início das atividades.
A iniciativa integra o Projeto Rio Sesmaria, realizado pela Crescente Fértil, financiado pelo Ceivap/Agevap e TFCA/Funbio, com apoio das prefeituras de Resende e de São José do Barreiro, além da Emater, Mosaico Bocaina, Secretaria de Estado do Ambiente – RJ, Sindicato Rural de Resende, SAA-SP, Cati – Casa da Agricultura de São José do Barreiro e Hotel Fazenda Clube dos 200.
Mais informações:
Telefones 24-8148 6992 / 24-3360 1244, e-mail Crescente.fertil@crescentefertil.org.br e site http://crescentefertil.org.br/projetoriosesmaria