Sant`ana, cujo nome em hebraico (Hannah) significa GRAÇA, pertencia á família do sacerdote Aarão. Já Joaquim pertencia á família real de Davi. Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filho; Sant`ana já era idosa e estéril. Realmente uma situação difícil e delicada de se contornar. Mas ambos confiavam no poder Divino.
Mas deixemos um pouco de lado a parte religiosa, pois como fazemos parte ainda da ala "jovens" (rs), nossas lembranças nos remetem a parte festiva que acontecia na praça de Formoso. É dessa saudade que podemos falar!
Muita música ao vivo como sempre na praça matriz de Formoso. Os shows não podem faltar nos dias de festa. pelo que pude ouvir a música agradou a maioria. Bandas ecléticas que tocam de tudo, não tem como errar o público. Particularmente, gostaria que de vez em quando tentássemos algo diferente. Faço parte da minoria que sonha em ouvir uma boa moda de viola ou um chorinho bem tocado. Fazemos isso aqui no Clube dos 200, porque não podemos ter isso também na praça, não é mesmo? afinal de contas, é preciso agradar gregos e troianos. Mas é isso aí. Gosto não se discute. Se lamenta! Mas vou abusar dos provérbios aqui: "quem espera sempre alcança!" quem sabe na próxima festa!
E por falar em esperar... Lembro-me de tempos de outrora. Para que se pudesse começar o show, primeiro esperávamos acabar as premiações: Troféu para os vencedores da corrida de bicicleta, troféu para os vencedores da corrida rústica em suas diversas categorias, campeonato de truco, medalhas e troféus para os vencedores do jogo de futebol da Festa,... ...Onde estão nossos atletas? Perguntam os festeiros!! E onde estão nossos festeiros?? perguntam nossos atletas!!
Talvez estejam todos de ressaca!
Acho que influenciados pelas barracas de bebidas que são a maioria na praça.
Mas graças a Sant`Ana, nada disso tira o brilho da nossa festa. Não estou aqui para falar mal da festa não. Por favor não interpretem minhas observações como que se a festa tivesse sido ruim. pelo contrário. Sou um observador. E o que eu vejo é que sempre dá para melhorar mais. Um exemplo é o Coral de Formoso. O Maestro Fabio Freire, a Dona Helena, da Fazenda Chamego e o Coral de Formoso, mostram como é bonito um trabalho bem feito e realizado com amor. É preciso muito amor mesmo! Infelizmente não podemos contar com a boa vontade de todos para o sucesso das vozes de nossas crianças. Mas por um lado é bom ver quando as coisas caminham com as próprias pernas! Gente que faz não espera acontecer!
No último dia de festa, o encerramento, o show que todos esperavam: Forró! aqui tem que ter! Não pode faltar! O arrasta pé levanta a poeira que se mistura com a queima de fogos final... mas ué? .... cadê os fogos??? Fico me perguntando quem foi o responsável (ou irresponsável) por acabar com os fogos de encerramento da festa. Lembro-me que todos esperavam os fogos, que ficavam posicionados na Igreja de Sant`ana e caíam como cachoeira para encerrar os dias festivos sob gritos e aplausos de um povo que espera o ano todo para essa festa. Os cachorros de Formoso são os únicos que agradecem! antigamente não se via um cachorro na rua nesses dias explosivos! Tudo escondido com medo.
Viva Sant`ana! Até o ano que vem!