segunda-feira, 27 de julho de 2009

Festa de Sant`ana 2009








Tema da Festa

Sant`ana e São Joaquim, Herdeiros da graça de Deus



Nos dias de comemorações em homenagem a nossa padroeira Sant`Ana, nosso pequeno povoado de Formoso, torna-se grande para agraciar nossa Santa.



Pessoas se dedicam, se esforçam e se esgotam desafiando seus próprios limites. Nada de cansaço! Apenas alegria e ansiedade pela festa que virá brindar a todos...tudo resumido em uma só palavra: Fé.




Religiosos ou não, nestes dias todos serão abençoados! A procissão que sai da Igreja Sao José, passa por quase todo Formoso abençoando até onde a vista não alcança e conquistando o respeito dos mais céticos. Já dizia o ditado: "Se a montanha não pode vir até Maomé, Maomé vai até a montanha".



As orações ecoam por todas as ruas e cantos de Formoso acompanhando os fiéis que felizes saúdam nossa Padroeira. Viva Sant`Ana!! Viva!



Nosso Formoso esta em festa! Novas amizades são consruídas entre moradores e os acolhidos pelo povo de Formoso. Amigos e parentes distantes retornam para também matar saudades. Saudades estas, que também tenho de lembranças de tempos de outrora.








É bem verdade que não são lembranças tão antigas, como do tempo em que o trajeto da procissão abraçava muito mais lares. Chegava até a dar a volta no Clube dos 200, onde era recebida com uma chuva de papel picado dourado.








Aqueles que não conseguiam acompanhar a procissão, enfeitavam suas casas para receber a passagem da Santa e de São Joaquim. Hoje em dia, enfeites, só na programação. Tempos bons! Se dedicava mais tempo a Santa do que em angariar fundos.

Vamos torcer para que desta vez, esses recursos conseguidos, tenham destino certo. É tanta novidade que até Deus fica espantado. Até as datas festivas quase que foram mudadas. Gosto quando acontecem mudanças, mas apenas aquelas que são feitas pelo o bem da maioria, e não pela única vontade de uma minoria.

Faço uso aqui de uma parte do hino à nossa Santa para que nossas palavras aqui, tenham a certeza de todos, que elas só procuram, e sempre só procurarão, o bem:


Ó Ana ditosa, lá dessas alturas

Ouve os clamores destas criaturas

Vem nos socorrer, ó Santa Bendita

Perdão esperamos para melhor sorte


Sant`ana, cujo nome em hebraico (Hannah) significa GRAÇA, pertencia á família do sacerdote Aarão. Já Joaquim pertencia á família real de Davi. Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filho; Sant`ana já era idosa e estéril. Realmente uma situação difícil e delicada de se contornar. Mas ambos confiavam no poder Divino.
Certa época, um anjo do Senhor apareceu a Ana dizendo-lhe que Deus, ouvira suas preces e ela ganharia o dom de poder conceber.
Algum tempo depois Sant`Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que ela e São Joaquim haviam sofrido a esterilidade levaram-nos ao prêmio de ter uma filha, aquela que seria a mãe do filho de Deus.

Mas deixemos um pouco de lado a parte religiosa, pois como fazemos parte ainda da ala "jovens" (rs), nossas lembranças nos remetem a parte festiva que acontecia na praça de Formoso. É dessa saudade que podemos falar!

Muita música ao vivo como sempre na praça matriz de Formoso. Os shows não podem faltar nos dias de festa. pelo que pude ouvir a música agradou a maioria. Bandas ecléticas que tocam de tudo, não tem como errar o público. Particularmente, gostaria que de vez em quando tentássemos algo diferente. Faço parte da minoria que sonha em ouvir uma boa moda de viola ou um chorinho bem tocado. Fazemos isso aqui no Clube dos 200, porque não podemos ter isso também na praça, não é mesmo? afinal de contas, é preciso agradar gregos e troianos. Mas é isso aí. Gosto não se discute. Se lamenta! Mas vou abusar dos provérbios aqui: "quem espera sempre alcança!" quem sabe na próxima festa!

E por falar em esperar... Lembro-me de tempos de outrora. Para que se pudesse começar o show, primeiro esperávamos acabar as premiações: Troféu para os vencedores da corrida de bicicleta, troféu para os vencedores da corrida rústica em suas diversas categorias, campeonato de truco, medalhas e troféus para os vencedores do jogo de futebol da Festa,... ...Onde estão nossos atletas? Perguntam os festeiros!! E onde estão nossos festeiros?? perguntam nossos atletas!!

Talvez estejam todos de ressaca!

Acho que influenciados pelas barracas de bebidas que são a maioria na praça.

Mas graças a Sant`Ana, nada disso tira o brilho da nossa festa. Não estou aqui para falar mal da festa não. Por favor não interpretem minhas observações como que se a festa tivesse sido ruim. pelo contrário. Sou um observador. E o que eu vejo é que sempre dá para melhorar mais. Um exemplo é o Coral de Formoso. O Maestro Fabio Freire, a Dona Helena, da Fazenda Chamego e o Coral de Formoso, mostram como é bonito um trabalho bem feito e realizado com amor. É preciso muito amor mesmo! Infelizmente não podemos contar com a boa vontade de todos para o sucesso das vozes de nossas crianças. Mas por um lado é bom ver quando as coisas caminham com as próprias pernas! Gente que faz não espera acontecer!


No último dia de festa, o encerramento, o show que todos esperavam: Forró! aqui tem que ter! Não pode faltar! O arrasta pé levanta a poeira que se mistura com a queima de fogos final... mas ué? .... cadê os fogos??? Fico me perguntando quem foi o responsável (ou irresponsável) por acabar com os fogos de encerramento da festa. Lembro-me que todos esperavam os fogos, que ficavam posicionados na Igreja de Sant`ana e caíam como cachoeira para encerrar os dias festivos sob gritos e aplausos de um povo que espera o ano todo para essa festa. Os cachorros de Formoso são os únicos que agradecem! antigamente não se via um cachorro na rua nesses dias explosivos! Tudo escondido com medo.

Viva Sant`ana! Até o ano que vem!

sábado, 18 de julho de 2009

Arte e Decoração Teiu e Clube dos 200

Charme


Pátio interno do Casarão com influência da arquitetura espanhola. Detalhe da fonte em forma de sapo todo elaborado em louça importado. Espaço criado pela decoradora Cynthia Maia Cavalcanti, proprietária do espaço Teiu art decoração, situado na Ilha Bela - SP.






Louças e pratos importados de Marrocos























ARTE em Ferro - Brasil

Tecidos





Artesanatos em Palha


Patos selvagens em cerâmica retratando a fauna local

Cynthia Maia Cavalcanti - teiuart@hotmail.com

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Homenagem aos Heróis Paulistas de 1932 no Cemitério dos Escravos em São José do Barreiro


O Cemitério dos Escravos, também conhecido por cemitério velho, foi palco nessa manhã de hoje, de uma homenagem aos paulistas que bravamente combateram as Tropas de Getúlio Vargas em 1932.
Devido a sua localização estratégica, com vista privilegiada para a cidade de São José do Barreiro e também para a Serra da Bocaina, o Cemitério foi usado como base para observação de avanço dos pontos inimigos.

Conhecida também como “A Revolução dos Pracinhas”, a Revolução de 32 foi um movimento armado que teve duração de três meses e que tentou reunir forças de vários estados brasileiros para impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930, exigindo eleições presidenciais, uma nova constituição e o retorno imediato do país ao estado de direito.
A revolução Constitucionalista de 1932, foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. Dois anos após o combate , em 1934, o objetivo dos paulistas foi alcançado, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.
Alguns artefatos encontrados no Cemitério comprovam a história dos combates que ali foram travados entre os Paulistas e as tropas Legalistas.
Patrimônio Tombado pelo CONDEPHAAT, desde 1989, o Cemitério tem túmulos de Barões do café, personalidades enterradas como comendadores, cônegos que marcaram o período imperial brasileiro e escravos.
Um monumento foi erguido em homenagem aos escravos com a frase: "Aqui descansam os restos mortais dos últimos escravos, representando muitas levas de humildes e esquecidos operários, desbravadores de Fazendas e cafezais."
O cemitério leva este nome por ter sido construído pelos próprios escravos na época.
O Instituto de Pesquisa Histórica Regional de taubaté - IPHR, presente no Evento, vem trabalhando para a campanha da recuperação e preservação do Cemitério e conta com o apoio do Consórcio do Vale Histórico.
Apesar do grande dia e do evento, é nítido o abandono e o descaso com que é tratado o Patrimônio. Esperamos que este seja o início de uma nova atitude e de um novo trabalho de preservação da memória de mais este patrimônio da História Nacional.
Atualmente o Cemitério tem servido de pasto para criação devido ao mato alto constante em razão da falta de manutenção, e também em razão da ignorância daqueles que já não tem mais respeito e amor a História.
Aproveito aqui para fazer minhas as palavras do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano: " A vida não termina embaixo da terra, faça de seus mortos memória viva".

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Biodanza - RJ


" A Biodanza é um sistema que visa possibilitar um processo de integração do ser humano em três dimensões relacionais: consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente em que vive. A metodologia de Biodanza possibilita a cada pessoa encontrar suas potencialidades através de exercícios lúdicos e instigantes."

A Biodanza estimula, através da música e situações de encontro em grupo, tanto a integração, como o desenvolvimento dos potenciais inatos. Uma definição mais global poderia ser: Biodanza é uma poética de encontro humano, que permite a expressão da identidade e o prazer de viver.





Nossas saudades e nosso carinho para esta turma que todo ano esta aqui conosco!

Andrea Zattar e Dani, beijo grande pra voces duas!

Placa do Artista Plástico Alfredo Gnezda para o Clube dos 200

Alfredo Gnezda, o Fredão, artista Plástico "Patagonês". O Argentino mais brasileiro de todo o mundo.
Suas obra estão expostas pelo Brasil todo: São Paulo, Serra Negra, Goiás, Rio de Janeiro, Ilha bela,...e como não poderia deixar de ser: no Clube dos 200 também.

Trabalho em pintura estilo Filete em placa de ferro.



Rancho da piscina. Painel em madeira de Eucalipto.

.



Tartaruga estilizada em madeira. Recorte, trabalho e pintura do artista.

Escola Municipal Tancredo Neves - Ubatuba - SP - Junho de 2009


" Em 2003, a escola Tancredo de Almeida Neves sai a frente e torna-se a primeira escola municipal do Brasil a ser credenciada pela EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo. Situação esta, que na época foi considerada pelo Órgão como possuidora da melhor e mais completa Grade Curricular na formação e habilitação de Guias de Turismo. "
O Clube dos 200 tem muito orgulho de ter sido o escolhido aqui no Vale Histórico para receber e poder contribuir com o Curso Tecnico de Turismo - Modulo Guia de Turismo Regional.
Nossos sinceros votos de sucesso aos futuros profissionais do Turismo e nossos parabéns ao Professor Edson Barbosa Chagas e demais professores do Corpo docente da ETEC de Ubatuba.

Feirinha da roça - Julho de 2009




Feira na roça é assim!
Tem bolo feito com fubá socado no pilão, tem pão caseiro, tem doce colhido do pé, tem barganha de porco com pato e galinha e tem muito causo também!!!











Rogério e Sampaio comandam a música na feirinha da roça de Julho de 2009.

Chora sanfona, que o violão te consola!!






A noite a quadrilha chega no Arraiá comandada pelo festeiro Ricardo!


E o pessoal só quer saber de arrastar o pé e levantar poeira!


É festa no arraiá de Formoso!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dona Licéia - Arapeí

Em meio a este paraiso esta localizado o restaurante da Dona Licéia.

Em destaque com toda sua imponência vemos a pedra do Caxambu.









Em um ambiente caseiro de muito bom gosto, o restaurante é um dos pontos imperdíveis para quem visita o Vale Histórico.


Com pratos e entradas deliciosas que variam desde patês de truta, coelho, galinha dangola a chutney de manga, Dona Licéia já avisa a quem não conhece: "Guarde um espacinho na barriga para as sobremesas"





Os 33 tipos de doces feitos pela própria Dona Licéia são o ponto alto do banquete.

Iguarias exóticas como o pudim de rosas e o doce de damasco arrancam suspiros de quem experimenta.

Mas o melhor de tudo dessa experiência gastronômica é desfrutar um papo amigável com a Dona Licéia. Sua simpatia é o que há de melhor em seu restaurante!!


Cachoeira da Mata


Por estar situada no meio da Mata, no alto da Serra de Formoso, a cachoeira da Mata é uma das mais preservadas de nossas cachoeiras em razão da distância do povoado de Formoso.
Suas águas limpas e geladas desafiam um mergulho aos aventureiros mais ousados:
É a Bença da Natureza!

Festival Gastronômico do Vale Histórico

A festa de abertura do Festival Gastronômico realizada no Clube dos 200 contou com os mais variados e saborosos pratos típicos de cada cidade do Vale Histórico.





A decoração e a apresentação dos pratos: destaques do evento, mas nada se comparava a degustação dos quitutes...realmente de dar água na boca!














A Festa ainda contou com excelente música ao vivo de qualidade com os músicos da cidade de queluz...








...apresentação teatral...
... e principalmente a união e os compromissos firmados entre os Prefeitos e secretários de turismo de cada cidade de nosso querido Vale Histórico.

Clube dos 200 na mídia, por Isabela Rosemback

" Junto com a história do hotel é possível detectar elementos que apontam o desenvolvimento do país - pela construção de rodovias por exemplo - e o registro de que famosos nacionais e internacionais já estiveram hospedados aqui na região..."

O Vale Paraibano descobre o Clube dos 200

" Em São José do Barreiro, só o nome de um hotel fazenda já valeria atenção especial nesta coluna: o Clube dos 200, assim chamadopor ter sido construído por duas centenas de políticos e industriais de grande influência no começo do século 20. Entre eles, o então presidente Washington Luís. Mas sua importância vai além do nome... "